Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Cidade se prepara para o festival

12/05/2005, Ag/Nativa Comunicações

Parintins-AM- Parintins começa a viver a expectativa de uma intensa movimentação nas próximas semanas por conta da realização do Festival Folclórico que este ano chega a 40ª edição.

Todos os setores envolvidos coma festa começam a trabalhar o receptivo dos visitantes.

A cada ano o evento alterando a rotina dos moradores e trabalhadores da Ilha Tupinambarana que esperam um faturamento maior nesta época do ano. Melhorar a estrutura da cidade e os serviços oferecidos aos visitantes é sempre uma preocupação a mais de governantes e das empresas que operam com produtos turísticos. Este ano, o evento será realizado pela primeira vez no último final de semana do mês de junho, nos dias 24, 25 e 26 de junho.

No aeroporto Júlio Belém a aeronáutica vem realizando vários procedimentos de orientação, fiscalização e segurança das operações aeroportuárias em preparação ao Festival Folclórico.

Os oficiais da Força Aérea Brasileira vem mantendo contatos permanentes com representantes da Prefeitura para definir o planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo das semanas que antecedem a festa e durante os três dias de evento que registram um movimento intenso de aeronaves.

A Coordenadoria de Turismo anuncia a realização de ações em parceria com a Amazonastur visando preparar o receptivo de turistas no período do Festival Folclórico. Serão desenvolvidos neste mês de maio em datas a serem confirmadas os cursos de qualidade no atendimento ao turista, turismo receptivo, hotelaria, gerenciamento de bar e restaurante e organização de eventos. Ainda em parceria com a Amazonastur a Coordenadoria do Meio Ambiente vai realizar a campanha do lixo com ações voltadas para a conscientização e treinamento de catadores dos resíduos sólidos.

A Empresa vai realizar também o cadastramento das empresas, sociedades simples e dos empresários individuais que prestam serviços turísticos remunerados. O cadastramento segue a determinações da Embratur que aprovou por meio de Decreto a regulamentação das agências de viagem, meios de hospedagem, organizadora de eventos, empresa de serviços especializados e transporte turístico.

Na parte da estrutura, bares, lanchonetes e restaurantes começam a preparar os logradouros para mais um festival. É sempre nessa época que o faturamento aumenta e todos ganham com a festa. Está em fase de conclusão o projeto de construção da Praça da Alimentação da esquina da Avenida Amazonas com a rua João Melo, em frente à catedral de Nossa Senhora do Carmo, local que é considerado point durante o evento. A área está sendo preparada para a obra e a Prefeitura está apenas aguardando a conclusão do projeto e a realização da licitação da obra para o início da construção. A praça dará um novo visual ao local e oferecerá mais qualidade nos serviços de lanchonetes e uma nova opção de restaurante no centro da Ilha.

Festival do 2º Grupo

As quadrilhas, os pássaros e os bumbás mirins já iniciaram os ensaios para a realização do Festival Folclórico do 2º Grupo que reúne dezesseis quadrilhas e três bumbás mirins. Várias reuniões já foram realizadas e a Prefeitura deverá normar a Comissão Organizadora.

O prefeito Bi Garcia e o vice-prefeito Messias Cursino iveram uma conversa com os dirigentes de grupos no Centro de Atendimento ao Turista-CAT e a participação de todos os setores da Prefeitura que vão estar envolvidos no evento. A Prefeitura vai nomear uma comissão organizadora que ficará responsável pela elaboração do Regulamento, organização, disputa e as apresentações que devem acontecer no Bumbódromo e em outros locais a serem definidos. O prefeito Bi Garcia quer promover uma noitada junina com todas as quadrilhas e danças na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Dezesseis quadrilhas e três bumbás mirins vão participar do Festival.

Diante das expectativas de que Parintins voltará a receber um grande público em 2005, setores como as agências de viagens que tem a festa como um produto especial nas prateleiras, ganhando dimensão internacional, vivem a expectativa de vender antecipadamente os pacotes.