Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

‘Jurados foram comprados’

30/06/2009, Jornal A Crítica

Jony Clay Borges
Da equipe de A CRÍTICA

Depois de ver o sonho do tricampeonato se desfazer com o resultado final da apuração do 44º Festival Folclórico de Parintins, a direção da Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso creditou a derrota a “acertos de bastidores”. “Nós não temos dúvida disso, por tudo o que aconteceu, pelas notas que foram atribuídas ao Caprichoso”, declarou o presidente da associação, Carmona Oliveira Filho, logo após o término da contagem.



O Caprichoso apresentou três noites impecáveis. A sua segunda noite foi inesquecível, e teve jurado que atribuiu notas 9, ou 8,9, até 8,0. Isso é inadmissível, não existe essa diferença entre os dois bumbás”, afirmou Carmona, dirigindo sua mensagem a “alguns jurados, sim, mas especificamente a algumas pessoas do Garantido que continuam denegrindo a imagem do festival comprando jurados”. “O que estamos contestando são as notas de alguns jurados, que com certeza foram atribuídas por algum envolvimento que tiveram com algumas pessoas do boi contrário”, disse ele.

O presidente do Azul salientou, ainda, que o Caprichoso se pauta pelo respeito às regras estabelecidas e aos seus artistas e torcedores, sendo “um boi que investe no festival, investe no seu boi que vai para a arena para realmente brilhar lá” .

Quesitos

Na contagem das notas, o Caprichoso ficou em maior desvantagem nos itens do bloco Comum/Musical, que acumulou diferenças em desfavor do bumbá de 0,5, de 1,4 e de 1,3 pontos, respectivamente na primeira, segunda e terceira noites.

O Caprichoso também perdeu um 1 (um) ponto por impugnação referente à primeira noite de apresentações, requerida pelo Garantido por conta de propaganda irregular. De acordo com a solicitação, fiscais do Caprichoso estariam trajando camisas com a logomarca do bumbá.

O Caprichoso apresentou este ano o tema “Amazonas, onde o verde encontra o azul”, última parte de uma trilogia iniciada em 2007, com o tema “O Eldorado é aqui”, e continuada em 2008, com “O futuro é agora”. Nos dois anos anteriores, o boi-bumbá sagrou-se vencedor.