Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Bumbás de Parintins buscam locais para ensaios em Manaus

10/03/2014, Diário do Amazonas

Os tradicionais ensaios dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, em Manaus, devem começar no próximo dia 29. Os locais a serem usados pelos bumbás ao longo da temporada, no entanto, ainda seguem indefinidos.

O principal empecilho é que o Sambódromo, local que tradicionalmente sedia os ensaios em Manaus, sairá do controle da Secretaria de Estado da Cultura, em maio. O espaço ficará sob o comando da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), que deverá usá-lo para eventos ligados à Copa do Mundo.

As reuniões para definição da temporada começaram na sexta-feira, com participação do secretário de Cultura, Robério Braga, e dos presidentes do Movimento Amigos do Garantido, Rivaldo Pereira, e Movimento Marujada, Keynes Breves. Uma nova reunião deverá ser realizada na próxima semana.

Robério Braga ressaltou que ainda não é uma certeza que o Sambódromo será utilizado pela Fifa em eventos da Copa do Mundo, mas que a busca por lugares alternativos foi uma medida preventiva dos movimentos. "Sugeri a eles lugares como o Campo do Nacional (no Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus), o Centro Cultural Povos da Amazônia e o Largo Mestre Chico. Discutiremos mais profundamente estes detalhes nas próximas reuniões que fizermos", destacou o secretário Robério.

Segundo Keynes Breves, todos os anos os bumbás passam pelo mesmo problema. "O governo ignora a importância que esses ensaios têm para o festival de Parintins e nos priva de fazer no Sambódromo, que é um lugar bem chamativo. Ainda com todos esses problemas e atrasos, vamos seguindo com o nosso trabalho voluntário", disse o presidente do Movimento Marujada, que ano passado chegou a usar a Arena Vip do Tropical como espaço alternativo ao Sambódromo para ensaios.

Para Keynes, os ensaios no sambódromo servem como uma promoção para o evento em Parintins. "Somos nós que promovemos e criamos o clima do festival aqui em Manaus. Também oferecemos, assim, mais uma opção de lazer aos moradores e turistas, mas o governo não entende isso. Afinal, nem só de Teatro Amazonas vive o povo daqui", desabafou ele.

Keynes afirmou ainda que não acredita na possibilidade de realizar os ensaios no Sambódromo e por isso já pensa em outros locais. "O lugar só foi liberado pro carnaval, parte dele ainda está interditado. Por isso temos o nosso plano B", disse ele se referindo-se aos ensaios que acontecerão todas as quintas-feiras, na quadra da G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida, e aos domingos no Centro de Convivência da Aparecida.

Rivaldo Pereira também garantiu estar buscando espaços alternativos para os eventos em Manaus, mas não revelou as alternativas. "Estamos correndo atrás para conseguirmos realizar, ao menos, a abertura dos ensaios e o lançamento dos DVDs, que são os maiores eventos, todos em abril, no Sambódromo", explicou Rivaldo.