Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter
Boi de rua vai azular Parintins
Bicho Folharal, Miss, Toureiros, Dona Aurora, Gigante, Pai Francisco, Catirina, Padre, Curador, Zeca Xibelão, índios tontos, personagens do Boi de RuaO Caprichoso vai brincar ao redor da fogueira ...
Comentários ao artigo
Página 4 de 7 (63 itens)
em 15/06/2008 18:09
Realmente, se você reparar, nunca mencionei a história do Caprichoso justamente porque não tenho base para falar disso. Nesse quesito, não tenho autoridade por falta de conhecimento, mas na historia do Garantido, sim...
Quer dizer então que somos os únicos racistas? E a sua referência à anemia? Vai me dizer que não é por causa da cor do Garantido?
Qualquer referência degenerativa à cor dos bois se configura como racismo. É por essas e por outras que sou contra as toadas Boi Carbono e Xô, Urubu.

Na época da primeira toada referida, um colega meu na escola tirou uma gracinha muito maldosa com um amigo meu ao chamá-lo de "carbono", numa alusão clara à toada veiculadora de racismo.
Quer dizer que eu agora posso chamar qualquer pessoa cuja cor da pele seja alva de anêmica que você não considera racismo?
Então eu não sei qual o seu conceito moralista para o termo, porque com certeza é muito diferente do meu.
Por fim, como não sei qual o grau de veracidade deste seu suposto documentário, só posso concluir que ele é tão duvidoso quanto suas especulações fantasiosas.
em 15/06/2008 22:16
EU HEIN...

GUERREIRO GARANTIDO, VOCÊ NÃO ENTENDEU A MINHA COLOCAÇÃO.
AO FALAR SOBRE "ESTUDAR EM MANAUS", NÃO ESTAVA CRITICANDO A EDUCAÇÃO MANAUARA OU A CIDADE DE MANAUS, ESTAVA APENAS AFIRMANDO QUE O POVO DE PARINTINS SABE MUITÍSSIMO MELHOR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DO QUE ALGUÉM QUE SIMPLESMENTE ESTUDA NUMA SALA DE AULA, QUE PODE SER EM MANAUS, OU EM QUALQUER OUTRA CIDADE DO BRASIL. AFIRMO ISSO PORQUE É ALGO LÓGICO E NATURAL: QUEM MELHOR PRA FALAR DOS BOIS DE PARINTINS DO QUE OS PRÓPRIOS PARINTINENSES? DA MESMA FORMA: QUEM MELHOR DO QUE OS MANAUARAS PRA FALAR DO TEATRO AMAZONAS? ENTENDEU?
NÃO TIVE NENHUMA INTENÇÃO DE FALAR MAL DE MANAUS. AQUI EM PARINTINS NÓS APRENDEMOS ALGUMAS COISAS SOBRE MANAUS, PORÉM, OS MANAUARAS SABEM MAIS SOBRE MANAUS DO QUE NÓS PARINTINENSES... E VICE-VERSA...

UFFFA!!! ACHO QUE DEU PRA TU ENTENDER...

Silas Paulista em 15/06/2008 22:28
Silas Paulista.

Provando o que eu disse verão que eu não falo besteira.
O Problema é que quando se fala de samba e carimbó vocês logo pensam em Rio De Janeiro escola de samba e morro carióca, e quando se fala de carimbó pensam em Pinduca e deixam essa rivalidade besta que vocês tem com o Pará tomar de conta.

Carimbó.

O Carimbó é considerado um estilo musical de origem INDIGENA, POREM, como diversas outras manifestações ..... misciginou -se e recebeu outras influencias .
Seu nome ,EM TUPI, refere-se ao TAMBOR com qual SE MARCA O RITIMO. O CARIMBÓ. O CARIMBÓ TEM INFLUENCIAS NEGRA, presente no RITIMO PERCUSSIVO....... . FONTE Wikipédia, a enciclopédia livre, ver Carimbó.
Tenho certeza que quando o boi veio do Maranhão recebeu influencia do carimbó no que se refere a parte indigena e negra da percussão e não a parte que envolve o externo ou os instrumentos musicais periféricos ou complementares. Não pense em Pinduca ou Carimbó moderno, pense na forma mais primitiva do carimbó, ou seja, Tambor com qual se marca o ritimo.

Samba.

O Nome Samba é, provavelmente, originado do nome ANGOLANO SEMBA,UM RITIMO RELIGIOSO, cujo o nome significa umbigada, devido a forma com o era dançado.
Em Meados do seculo 19, a palavra samba definia diferentes tipos de misicas introduzidas pelos escravos africanos, desde ao MARANHÃO até São Paulo. fonte Wikipédia, a enciclopédia livre, ver samba.

Se perceberem a palavra samba é usada para todo o ritimo negro que esta presente inclusive no Marahão, sendo assim o bumba meu boi, que também tem influencia afro, é considerado Samba, verás que na mesma enciclopédia diz que exista varios estilos de samba.
tenho certeza que quando o documentario disse samba, tinha em mente toda a parte de percussão negra e não samba carioca, e quando disse carimbó fala da parte da marcação em ritimo de tambor e a parte indigena e também negra.
resumindo, Samba = ritimo africano, carimbó= de raiz indigena e marcação de tambor.
Guerreiro Encarnado em 16/06/2008 07:55
Blz VERMELHO.... tranquilo... mas kra foi o que deu p entender... Agora sim, compreendo seu ponto de vista... O problema foi este.. naum tinha entendido seu ponto de vista. Caso esclarecido!! Vamos defender a bandeira e a tradição do nosso boi. Pois tem gente que adora escrever coisas precipitadas....

Onde jah se viu ow... Pirata Paulista??? Afirmar que o boi-bumbá teve influência do Carimbó. Primeiro.. que o ritmo "carimbó" passa longe de tambor..parece mais atabaque... Marcação mesmo... eh o que eh utilizado na toada... Nada haver o que vc tah falando... Samba... etc.
Põe uma coisa na tua cabeça.... O Boi-bumbá eh único no mundo... eh autêntico... contagiante.. uma cultura que tem suas próprias características e raízes que eh PARINTINS. independente de qualquer coisa somos um povo que temos nosso próprio ritmo, elogiado em todo canto do mundo.. NAUM VEM COM ESSA BABOSEIRA DE DEFENDER Carimbó, samba etc... pois senão, vc está no site errado... Aki defendemos a bandeira do boi-bumbá. Defende a tua urubuzada que nós defendemos nossa Bandeira 26x CAMPEÃ!!!!!
Jorge Resende em 16/06/2008 09:37
Pessoal, é inútil descutir com o Vermelho. Não há como manter uma conversa sadia e inteligente com ele. Lendo tudo isso, fico analisando, os absurdos que ele fala e as asnices que ele responde. Ele fala coisas totalmente sem nexo. E tbm é espantodo como ele abusa nos xingamentos.
Azul Anil em 16/06/2008 11:33
CARISSÍMO CARMESIM, A VERDADE NÃO ESTÁ COMINGO OU COM VC, OU QUALLQUER OUTRA PESSOA QUE POSSA ENTRA NA DISCUSÃO, FOI POR ISSO QUE INICIEI MEU COMENTÁRIO COM A FRASE: NA ILHA TUDO É FOLCLORE. APESAR DE VC TER COLOCADO FONTE BIBLIOGRAFICA E TUDO MAIS, PARA CONVENCER, A HISTÓRIA FOI ESCRITA MUITO, MAS MUITO TEMPO DEPOIS DOS FATOS, E ESCRITA EM MEIO DE UM FANATISMO QUE MASCARA TODA A REALIDADE. VEJA BEM TODOS OS PERSONAGENS QUE VC CITOU, ALGUNS EU TENHO CONHECIMENTO E OUTROS, VAGAS LEMBRANÇAS, DO TEMPO DE CRIANÇA. ONDE HOJE É CHAMADO DE BAIXA DO SÃO JOSÉ JÁ FOI UM DIA CHAMADO DE BAIXA DA XANDA. NA MINHA INFÂNCIA CANCEI DE IR LÁ PARA COMPRAR O FAMOSO TAMOATÁ. TAMBÉM SEI QUE O SR. CHAMADO DE PORROTÓ, QUE NA 2ª NOITE FOI APRESENTADO PUBLICAMENTE COMO FILHO DE LINDOLFO É O MAIS PURO FIASCO, ELE NUNCA FOI FILHO DE LINDOLFO E SIM DE DONA MARIA PRETA, NORA DE LINDOLFO. (QUE COISA NÃO) NÃO NECESSITO RECORRER A LIVROS PARA CONTAR A HISTÓRIA, PORQUE EU FAÇO PARTE DELA DESDE CRIANÇA, BRINCANDO NA CORDOVIL, FRANCESA, PALMARES, E EM TODA A CIDADE ATÉ NO TEU CURRAL.
Azul Anil em 16/06/2008 11:36
EM TEMPO: SE TRADIÇÃO FOR USO DE MÁ FÉ ENTÃO....
em 16/06/2008 11:58
Nunca mencionei que a verdade estava comigo. O que irrita é saber que alguém chega aqui, faz um monte de especulações e depois não apresenta de onde tirou suas idéias.
É muito fácil falar isso ou aquilo, mas mostrar suas bases ideológicas...
Como o fato de você e comitiva tantas vezes alegarem os ilusórios latrocínios do Garantido. Onde está a fita mostrando a transação da compra do título? Onde está o depoimento de alguma testemunha desses fatos? Porque o silêncio do Caprichoso para supostos latrocínios? Em que você se baseia para atestar isso? No palavrão do Davi? Numa alegoria quebrada? No caimento do pajé?
Isso cheira a desculpa de fanáticos, que por não saberem reconhecer e aceitar suas derrotas se lameiam nas frustrações da inconformidade.
O que você sabe mais do que eu só porque mora em Parintins e participou algumas vezes dos enlaces familiares que norteiam os bumbás?
Você participa ativamente dentro do Boi e de todos os seus tranmites? Se sim, eu calo a boca, mas se não...
Silas Paulista em 16/06/2008 13:20
Silas Paulista.

Esqueci de comentar que o lance de eu chamar o contrário de boi anemico, não tem nada com racismo, eu sou branco e não tem nada com o fato de o garantido ser branco, apenas tem a musica palido de medo, e ai eu pensei no fato de quem sofre de anemia fica palido, só isso, não tem nada com a cor. agora o lance de boi carbono e urubu, esse sim tem haver com a cor.
em 16/06/2008 13:25
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

EI SILAS SACO-DE-PANCADA, VEM MORAR EM PARINTINS E IRÁ RESPIRAR TOADA, ENTÃO, VOCÊ VAI PARAR DE FALAR MERDA. WIKPÉDIA... QUE HORROR!!! ALI QUALQUER TONGO ESCREVE O QUE QUER, INCLUSIVE ELEMENTOS DO "ACHISMO"...
PÕE UMA COISA NA TUA CABEÇA: O SAMBA SE ORIGINOU NA BAHIA E FOI PARAR NO RIO DE JANEIRO, ELE NÃO VEIO PRA PARINTINS. VOCÊ FALOU CERTO EM DIZER QUE QUALQUER RITMO DOS ESCRAVOS NEGROS ERA CHAMADO DE SAMBA. MAS, QUAL É O SAMBA DE VERDADE? É AQUELE QUE FOI PARAR NO RIO DE JANEIRO, E NÃO A RAMIFICAÇÃO QUE FOI PARAR NO MARANHÃO, QUE SE CHAMA TOADA, E NÃO SAMBA. TUDO ERA CHAMADO DE SAMBA, MAS AGORA NÃO É MAIS, POIS O VERDADEIRO SAMBA É AQUELE DO RIO DE JANEIRO. VALE LEMBRAR QUE A TOADA MARANHENSE MUDOU TOTALMENTE QUANDO CHEGOU AQUI EM PARINTINS, É TOTALMENTE NOVA, BATIDA NOVA, ÚNICA. ELA GANHOU INFLUÊNCIA INDÍGENA SIM, MAS NÃO DO CARIMBÓ, OU TU ACHA QUE SÓ EXISTE ÍNDIO NO PARÁ? A COREOGRAFIA DO DOIS PRA LÁ E DOIS PRA CÁ SE CHAMA GINGADO, UM RITMO DANÇANTE DE INDÍGENAS DO AMAZONAS... O CARIMBÓ É DE ORIGEM INDÍGENA, MAS NÃO TEM NADA HAVER COM BOI BUMBÁ, POIS A INFLUÊNCIA INDÍGENA DO BOI BUMBÁ NÃO VEIO DO CARIMBÓ, VEIO DIRETAMENTE DO UNIVERSO INDÍGENA DO AMAZONAS. ÍNDIO TAMBÉM BATE TAMBOR, OS ÍNDIGENAS DO AMAZONAS TAMBÉM SABEM DANÇAR, NÃO COPIAMOS CARIMBÓ NENHUM... PORTANTO, NÃO INVENTA MEU...

E O SENHOR JORGE, VÁ LAVAR LOUÇA E PROCURE NÃO DAR UMA DE GELATINA POR AQUI...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...