Digite seu e-mail:
Receba nossas PROMOÇÕES e NOVIDADES em seu e-mail.
Parceiros:

» Criação de Sites em Manaus

Siga ParintinsCom no Twitter

Notícias

Nhamundá: Garantido brinca na Praia da Liberdade

31/03/2012
Hudson Lima - Assessoria do Garantido
O povo nhamundaense transbordou de alegria na Praia da Liberdade, local da 1ª apresentação oficial do Boi Garantido e dos itens individuais e coletivos iniciada na noite de sexta-feira e encerrada na manhã deste sábado. Mais de duas mil pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros, cantaram, pularam e dançaram durante três horas de apresentação.



O anfitrião da festa Israel Paulain adentrou o palco em silêncio acompanhado dos batuqueiros da baixa e em solo capela introduziu o refrão da toada minha sina.  "Eu sei, que sou vermelho e branco do boi Garantido e a força do meu canto me faz destemido. Eu te amo de Paixão meu boi", respondido de imediato pelos torcedores.



Sebastião Junior Garantido adentrou o palco entoando "A festa do Povo Vermelho" levando ao delírio o público. A expressão corporal dos coreógrafos, a arte nas mãos de cada ritmista e a vontade de brincar de boi do povo de Nhamundá facilitou o desenrolar do evento.

O sincronismo e as indumentárias da tradição regional na vestimenta dos jovens da Companhia de Dança e Comando Garantido ficou mais forte ao som de DNA Caboclo.



A Rainha do Folclore Patrícia de Góes apareceu na celebração da mistura de raças do branco, negro e índio. A morena do Vermelho e Branco encarnou a rainha Naruna, chefe das guerreias Amazonas Icamiabas.



O Boi de pano que atravessou fronteiras para aproximar a cultura popular do Amazonas, apareceu com Denildo Piçanã, no auto do Boi, sempre recebendo os mimos e a dança leve da sinhazinha Ana Luisa Faria.



A dupla Israel e Sebastião levantaram ainda mais a adrenalina da galera que transbordou a paixão pelo Boi de Lindolfo na toada "Sou Garantido". A garra dos batuqueiros camisas encarnadas impulsionou o público com a toada "Alma de Guerreiro". Sem perde a cadência, os percussionistas, ao comando de Alessandro Cabral, executaram coreografias, para novo êxtase da galera.

A guerreira cunhã Tatiane Barros comandou a coreografia dos índios e caboclos no palco e seduziu o público interpretando a Yara,Mãe D'Água.



Matawi Kukena, Baias do Círculo Sagrado, Ameríndia, Apocalipse Yanomani preparam o momento tribal da aparição do pajé André Nascimento. O pajé do Garantido fez a dança de guerra, da cura, do fogo e da chuva. Nesse momento, houve exaltação ao povo Hiskariana da região do Kassauá, no interior de Nhamundá, que apesar da perseguição do homem branco, ainda mantém viva suas principais tradições seculares.



As toadas Vermelho, Lamento de Raça, Miscigenação e Festa do Povo Vermelho  encerram a apresentação do Boi de Lindolfo Monteverde, na Praia da Liberdade sob  forte calor do povo nhamundaense. O presidente Telo Pinto agradeceu a recepção das pessoas, aos itens do Garantido.

Texto: Hudson Lima
Fotos: Paulo Sicsú


Pacote Parintins 2013