Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

As duas paixões dos Parintinenses

25/06/2010,

Garantido e Caprichoso começam nesta noite a grande disputa pelo título de campeão do Festival Folclórico.

BOI CAPRICHOSO - Suas cores são azul e branco e o símbolo é a estrela. A história diz que surgiu no dia 20 de outubro de 1913 de uma promessa dos irmãos Cid que vieram de Crato, Ceará, para tentar a sorte em Parintins. Se conseguissem sucesso na nova terra colocariam um boi para brincar nas festas de São João. Os irmãos Cid conheceram o coronel José Furtado Belém, que sugeriu o nome Caprichoso. O boi era feito de pau por Raimundo Alves, o Mundinho. O Caprichoso tem sua história marcada pela irreverência, inovação, alegorias gigantescas e um certo magnetismo que exerce nos torcedores. É conhecido também como o Boi de Parintins e Diamante Negro.



BOI GARANTIDO - A história do Garantido, o vermelho, está ligada a Lindolfo Monteverde que o criou em 12 de junho de 1913 para homenagear seu avô que lhe contava histórias de bumbás. O vermelho e branco é apelidado de “boi da Promessa”, decorrente de uma promessa feita por Lindolfo a São João Batista. O Garantido tem como símbolo o coração na testa. O local onde aconteceu a fundação do bumbá se chamava estrada Terra Santa e hoje é a avenida Lindolfo Monteverde. O Garantido também é conhecido de "Boi do Povão".



O palco da festa



Bumbódromo - Localizado na Avenida Nações Unidas, é a arena de apresentação dos bois. Dividido em duas partes, de um lado vermelho do Garantido e de outro, azul do Caprichoso. Foi inaugurado em 1988 e tem o formato estilizado de um boi, com capacidade para 35 mil pessoas nas arquibancadas, cadeiras numeradas e camarotes. O acesso é por rampas laterais. Os ingressos dão a indicação do boi e da cor escolhida. O lado azul, galera do Caprichoso, e vermelho, galera do Garantido. O Bumbódromo é o palco de um espetáculo fascinante. Poucas emoções se comparam à entrada de um boi na arena. O público vai ao delírio.